terça-feira, 14 de junho de 2011

Criadores têm até o dia 25 para comprovar imunização de rebanho contra aftosa


Com Informações da SECOM/MA
 
Será encerrado, nesta quarta-feira (15), o prazo de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão. Agora, os criadores maranhenses terão até o próximo dia 25 para comprovar a vacinação de seu rebanho em uma das unidades da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged//MA) com representação nos 217 municípios maranhenses. A primeira etapa da campanha, programada para acontecer de 1º a 31 de maio, foi prorrogada por mais 15 dias, após autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De acordo com a última parcial levantada pela Aged, em 30 de maio, a agência já havia recebido a comprovação de vacinação de 70% do rebanho estimado para o estado, em aproximadamente 7,2 milhões de cabeças. 


Expectativa
A expectativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca Sagrima (Sagrima) e da Aged é que o estado cumpra a meta de cobertura vacinal de mais de 90% estabelecida pelo MAPA.
 
A cobertura vacinal é apenas uma das exigências do Mapa para elevar a classificação sanitária do Maranhão para zona livre de febre aftosa com vacinação, conforme acordo estabelecido conjuntamente com outros seis estados do Circuito Pecuário Nordeste (Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará).

Comprovação

Com o término do período de vacinação, a Aged intensificará os trabalhos de comprovação junto aos criadores, e, em seguida, inicia os trabalhos de fiscalização e busca de inadimplentes. Os criadores que não vacinaram seus animais serão notificados com uma advertência da agência e, em alguns casos, pagarão multa de R$ 105,00 por cabeça de gado não vacinada.

Ao mesmo tempo em que é notificado, o criador agenda junto com os técnicos da Aged o dia de vacinação de seus animais. Ele recebe a autorização de compra da vacina, pois o comércio só é liberado a vender as doses fora da época de campanha, com o documento emitido pela agência agropecuária estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: