sábado, 23 de julho de 2011

14ª Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha-MA.


Começou na manhã de hoje (23), no auditório do Hotel Creuza Lopes a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Chapadinha. O evento se estenderá até as 5h30min da tarde, sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde e SEMUS.

Sec. Municipal de Saúde com a Equipe de Coordenação da Conferência
  
Serão discutidas, junto aos vários segmentos da sociedade chapadinhense, questões relacionadas aos itens do artigo 1º do Regimento Interno da 14ª Conferência Municipal de Saúde cujo tema é “Todos usam SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

 

Serão eleitos durante a conferência quatro delegados que representarão Chapadinha na Conferência Estadual que acontecerá nos dias 05 e 06 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana em São Luís-MA. Desta etapa, sairão cem delegados titulares e mais 20% de suplentes que representarão os seus municípios na Conferencia Nacional de Saúde, nos dias 30 de novembro a 04 de dezembro, deste ano, em Brasília.




 A Secretária Municipal de Saúde de Chapadinha, Maria José Coutinho, destacou que a Conferencia Municipal de Saúde também atende a um decreto da Presidente Dilma Rousseff que sancionou algumas mudanças na Legislação do SUS que deverão ser implementadas a nível municipal. Chapadinha é hoje, referência nos atendimentos prestados na área de saúde a população do Baixo Parnaíba. 


Maria José Coutinho - Sec. Municipal de Saúde


Entre os expositores, está o Dr. Fernando Ramos que abordará “Os avanços e desafios na Regional de Saúde de Chapadinha”. O neuropediatra enfatizou as boas condições oferecidas pela Prefeitura, através da Secretária Municipal de Saúde, na prestação de atendimentos de natureza preventiva às crianças portadoras de deficiências ou que sofra de crises convulsivas refletindo diretamente na redução das filas nas urgências e emergências dos hospitais. 



A garantia dos direitos das crianças portadoras de necessidades especiais, no que diz respeito ao encaminhamento das mesmas, para a concessão de benefícios sociais junto ao INSS, assim como o auxilio da Prefeitura para a realização de exames complementares ou tratamentos de saúde feitos fora do domicílio dessas crianças, também foram pontos elogiados pelo Neuropediatra.  A solenidade de encerramento da 14ª Conferência Municipal de Saúde está prevista para as 17h30min com a escolha dos delegados.


 Por: Fabrícia Bogéa
Fotos: Alexandre Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: