terça-feira, 25 de outubro de 2011

AGED/Chapadinha realiza Curso de Vacinadores contra Brucelose no Baixo Parnaíba


Por CN1

Adapec capacita produtores rurais para vacinação contra a brucelose

Será realizado no próximo dia 26/10 (quarta-feira), em  Chapadinha (MA),  o primeiro curso de vacinadores contra a brucelose do Baixo Parnaíba. O curso será promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão. De acordo com o chefe da AGED/Chapadinha, José Ivo, o curso tem por objetivo formar vacinadores, para isso foram oferecidas 20 vagas para regional e todas às vagas foram preenchidas, disse José Ivo.


O chefe da Unidade Veterinária Local (UVL/Chapadinha), o médico veterinário Carlos Henrique Marques (foto),  informou que o curso será realizado na Fazenda Angelim, a partir das 8h da manhã da próxima quarta-feira (26). 

Ainda de acordo com Carlos Henrique Marques,  a brucelose por se tratar  de uma vacina viva, todas as pessoas inscritas no curso, receberam equipamentos de proteção individual.
O treinamento será dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática. O curso será ministrado por  fiscais  estaduais agropecuário da área animal do setor  de Brucelose da Aged/Maranhão.


O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001, pelo Serviço de Defesa Animal (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem por objetivo diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. 

O Programa instituiu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina em todo o território nacional, além de definir estratégias de certificação de propriedades livres ou monitoradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: