quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Chuva que caiu hoje cedo em Chapadinha é resultado de uma frente fria que passa pelo Nordeste.

 
Não só os chapadinhenses, mas boa parte dos maranhenses deve ter chegado um pouco mais tarde à escola ou ao trabalho na manhã desta quinta-feira (20), devido à chuva. Pelo menos, a que caiu hoje cedo, em Chapadinha, surpreendeu a todos por sua  intensidade e constância.

Resultado da chuva de hoje em Chapadinha


Foram quase duas horas de muita água,  a chuva começou por volta das 7h30min e só diminuiu depois das  9h30min da manhã. Por se tratar de uma região quente, a chuva é sempre muito bem-vinda, porém algumas pessoas, que moram em áreas de risco sofrem com transtornos trazidos por ela. 
|
De acordo com dados do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, choveu hoje em Chapadinha, em apenas duas horas, 79mm, volume considerado altíssimo, para um período tão curto de tempo. Ainda segundo o Inmet, essa instabilidade foi observada em imagens de satélite que mostraram nuvens carregadas espalhadas por todo o Estado, indicando chuvas moderadas a fortes e foi o que aconteceu hoje em todo o Maranhão.

As mudanças no tempo no município começaram a ser observadas, na noite da última terça-feira, quando uma chuva repentina caiu sobre a cidade, mas nada se comparada a que caiu na manhã de hoje. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia o tempo continuará instável durante toda a quinta-feira.

Técnicos do INMET informaram ainda que, essas pancadas de chuva são incomuns nesta época no Maranhão, pois outubro e novembro são considerados os meses mais secos do ano. Essa frente fria segue em todos os estados do Nordeste, com risco de chuvas volumosas, moderadas a fortes acompanhadas de raios e ventos.

Daqui a pouco mais informações sobre os transtornos provocados pela chuva nesta manhã em Chapadinha...


Por: Fabrícia Bogéa
Fonte: Estação Automática do INMET
Fotos: Alexandre Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: