terça-feira, 4 de outubro de 2011

CREAS/Chapadinha: Um trabalho de amor e doação ao próximo..


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, já atua em Chapadinha há três anos. A unidade oferece Atendimentos Psicopedagógico, Psicológico e Assistência Social a famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos, como é o caso de menores que cumprem medidas socioeducativas, crianças da casa de passagem, mulheres e idosos vítimas de violência doméstica.



Os serviços oferecidos Pelo CREAS são contínuos e visam à reconstrução e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a fim de que, o indivíduo supere a situação de risco por ele enfrentada. A equipe composta por oito colaboradores, entre eles, o Psicopedagogo Raimundo da Costa Silva, a Psicóloga Cristiane Ataíde Martins Pinto, a Assistente Social Idamare Rodrigues Garreto e a coordenadora geral – Francisca das Chagas Cardoso da Silva, atende ao público na unidade e  também realiza um trabalho de acompanhamento domiciliar.

Além da atenção especializada, o CREAS, promove ainda, oficinas e palestras nas escolas da rede pública municipal. O projeto, chamado “A vida vale mais...drogas jamais” é desenvolvido pelo psicopedagogo do centro, Raimundo Filho, junto as famílias e os estudantes. O período de acompanhamento em alguns casos chega a durar até seis meses, mas o vínculo de amizade entre os jovens e o CREAS permanece. Como é o caso dos menores de iniciais L.C. de 16 anos e G.L.C. de 15 anos de idade, cujas histórias se entrelaçam a uma vida marcada pela violência, roubo e vícios.

G.L.C., por exemplo, foi um dos maiores desafios para a equipe do CREAS. No passado, ele chegou a ter quinze passagens pela polícia por cometer atos infracionais, hoje, recuperado, o menor faz questão de visitar os amigos e participar das atividades propostas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social. A maioria desses jovens está inserida no mercado de trabalho, mas, nem todos, têm a mesma sorte, ano passado, dez pessoas assistidas pelo CREAS, morreram vítimas da violência que envolve o tráfico de drogas.

Outro projeto de combate às drogas é o “Família na luta pela vida”, onde pais que possuem algum filho ou ente querido, envolvido com a dependência química, trabalham conjuntamente com a equipe especializada do CREAS, através de reuniões, realizadas as quintas-feiras, a partir das 4h da tarde. Nos casos mais graves, em que o dependente químico representa perigo social e pessoal a coordenadora falou que a unidade os encaminha a Fazenda da Esperança, em Coroatá-MA, uma comunidade terapêutica que há 24 anos trabalha na recuperação dos mais variados tipos de dependentes químicos e em situação de vulnerabilidade social.

 A coordenadora disse ainda, que esse tipo de tratamento é muito caro, mas possível, graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que através da Prefeitura de Chapadinha, efetua o pagamento inicial, no valor de três salários mínimos, que permite o acesso do dependente químico ao tratamento. As demais parcelas são arcadas pela família do usuário. A outra possibilidade de tratamento é o CAPS Antidrogas, em São Luís, onde o CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Dra. Maria José Coutinho, encaminha a família junto ao dependente, a Casa de Apoio, na capital, enquanto o usuário recebe a atenção especializada do CAPS AD.

Para quem não sabe onde o CREAS está localizado em Chapadinha, aí vai o endereço: Rua Benjamin Ferreira, N° 766, Centro. A equipe de especialistas estará de braços abertos para recebê-lo, sempre as quintas e sextas-feiras nos períodos da manhã e tarde.



Por: Fabrícia Bogéa
Imagens: Alexandre Cunha
Edição: Raimundo Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: