terça-feira, 13 de dezembro de 2011

13 de dezembro uma data duplamente celebrada no Nordeste.

O 13 de dezembro no Nordeste é uma data duplamente representativa. No aspecto cultural, a data marca a comemoração do dia nacional do forró, ritmo genuinamente nordestino que ganhou notoriedade no Brasil, graças à genialidade das composições e interpretação inconfundível de Luiz Gonzaga, que por sinal, nasceu nesse mesmo dia, há exatamente 99 anos. O fenômeno da música brasileira popularizou o xaxado, o xote e o forró pé-de-serra em todo o país, um imenso legado, que no ano de 2005, passou a ser reconhecido e festejado pelos brasileiros, em especial pelos nordestinos, como o dia Nacional do Forró.Chapadinha-MA,  foi uma das cidades nordestinas a ter o privilégio de receber um show do Rei do Baião há muitos anos atrás.



Já no aspecto religioso, o 13 de dezembro é marcado pelas celebrações a Santa Luzia, considerada pelo catolicismo popular como a santa protetora dos olhos. Reza a história que Santa Luzia pertencia a uma rica família italiana, cristã, ela fez voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.



Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.

O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.

Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Curiosamente, o nome de Luiz Gonzaga foi uma forma em que os pais do Rei do Baião encontraram para homenagear Santa Luzia – a santa protetora dos olhos. No final da tarde de hoje, centenas de fiéis seguiram em procissão pelas ruas do Bairro de Santa Luzia, em Chapadinha, marcando o encerramento do fsetejo em honra a santa que iniou no último dia 03 de dezembro, no recém construído santuário de Santa Luzia.


Por: Fabrícia Bogéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: