terça-feira, 20 de março de 2012

Catadores de materiais recicláveis do Aterro Sanitário recebem EPIs.


 
Equipamentos de Proteção Individual foram entregues na última semana no Aterro Sanitário do município

Catadores e parceiros em projeto inovador orgulhosos com o recebimento dos EPIs 
Um projeto que teve ponta pé inicial no último mês de Novembro tem mudado significativamente a vida das pessoas que trabalham na coleta de materiais recicláveis que são despejados no Aterro Sanitário do município de Chapadinha.

O projeto surgiu através de uma inédita parceria entre as Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social, Cáritas Brasileira e ASA. O objetivo principal é possibilitar melhores condições de trabalho e vida as pessoas que sobrevivem dessa atividade, e que muitas vezes são esquecidas pelos poderes e sociedade.

O primeiro passo foi catalogar todas as pessoas que atuam no Aterro, com o intuito de atender suas principais necessidades, sendo que a mais clara foi a precária existência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Na última semana os Secretários Eduardo Braga (Assistência Social), Zezinho Lima (Trabalho e renda), Juvenal Neres (Articulador da ASA), e também o presidente do PT no município, Francisco Paiva, estiveram no Aterro para realizar a entrega dos EPIs, como prometido assim que iniciado o projeto.
Parceiros do projeto conversam com os catadores que aprovam os materiais doados 
 
Antes da entrega todos percorreram um pequeno perímetro do Aterro para ter a real noção das dificuldades enfrentadas por quem sobrevive as custas do local.

No momento de entrega o secretário Eduardo Braga destacou que esse é apenas o primeiro passo do projeto, que promete tornar mais digna as condições de vida dessas pessoas. Ele também acrescentou que as pessoas que trabalham com o reaproveitamento e coleta de resíduos sólidos tem prioridade no Cadastro Único do Governo Federal, facilitando a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família. As pessoas que ainda não tiverem esse benefício devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), para tomar os procedimentos necessários.

Os equipamentos que foram entregues foram:

- 25 pares de botas
- 25 pares de luvas
- 100 pares de máscaras descartáveis

Vale destacar que o projeto prevê o continuo fornecimento desses e outros equipamentos, a fim de garantir a sanidade desses trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: