quinta-feira, 22 de março de 2012

Programa "Água Para Todos" Beneficiará Zona Rural de Chapadinha.

*Por: Sousa Neto - ChapadinhaSite.com

Imagem ilustrativa
 
Numa parceria entre o Governo Federal (através do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA) e Governo Estadual (através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDES), a Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Educação e Ação Social e, a Articulação do Semiárido/ASA-MA coordenada pelo militante social Juvenal Neres, estão esta semana ajudando a construir e desenvolver o programa social do Governo Federal "Água para Todos", na zona rural, ressaltando que os povoados que podem ser contemplados são os que têm grandes necessidades hídricas no período de estiagem, como também águas salinizada.


Durante esta semana, a equipe estará nas localidades Baturité, Barroca da Vaca e Tamburí, realizando Cadastro das Famílias a serem beneficiadas.


Nas proximidades, além de Chapadinha, foram contemplados também os municípios de Nina Rodrigues, Bélágua, Urbano Santos, Afonso Cunha e Paulino Neves.

 
Imagem ilustrativa


OBJETIVO

O objetivo do programa é de beneficiar as famílias de baixa renda com dificuldades de acesso a àgua para consumo humano e para a produção de alimentos mediante a construção de cisternas e de açudes, bem como proporcionar capacitação e formação dessas famílias em gestão de água, contribuindo para a garantia de sua segurança alimentar e nutricional.
COMO FUNCIONA

A água é coletada através do beiral das casas cobertas de telhas para capitação da água de chuvas, onde ficam armazenados no recipiente em forma de cilindro com capacidade para 16 mil litros d'águas, que será suficiente para abastecer uma família de 5 pessoas, durante os oito meses de estiagem, ressaltando que, esta água é somente para uso do cozimento dos alimentos como também do higiene pessoal.


PÚBLICO ALVO

O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO, e que residam permanentemente na área rural de municípios com baixos índices de IDHM e que não disponham de fonte de água (sistema público de abastecimento de água) ou meios suficientemente adequados para armazená-las. Além desses critérios, terão prioridade:


• Mulheres chefes de família;

• Famílias com crianças de 0 a 6 anos;

• Crianças e adolescentes frequentando a escola;

• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos;

• Portadores de necessidades especiais.

*Com informações de Juvenal Neres e Portal do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: