sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aged e Sagrima divulgam data de vacinação contra febre aftosa.

Central de Noticias


A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa que iria acontecer em todo o Maranhão no período de 1º a 31 de maio será realizada de 1º a 30 de junho. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) seguirão determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa), que alterou o período de realização da campanha não só no Maranhão, mas também nos Estados de Alagoas, Ceará, Pará, Pernambuco e Piauí.

O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, explicou que a alteração no período de vacinação se deve à realização do inquérito epidemiológico do rebanho. “No mês de maio os técnicos dos serviços veterinários oficiais, terão que visitar, antecipadamente, todas as propriedades que terão recolhimento de amostras”, explicou ele.

A sorologia tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa e faz parte das ações do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, desenvolvido pelo Mapa, em parceria com os governos estaduais.

No Maranhão serão sorteadas inicialmente cerca de 340 propriedades em 147 municípios, onde parte do rebanho será selecionado para a coleta de sangue e análise laboratorial. Após o término do envio de todo o material coletado para laboratórios credenciados pelo Mapa, estima-se que o Ministério realizará a análise sorológica em um período de 60 dias, que coincidirá com o prazo final para a conclusão dos relatórios de auditoria realizada nos estados candidatos à zona livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: