quarta-feira, 18 de abril de 2012

CIR/Chapadinha promove reunião com secretários municipais de saúde da região sobre o programa Rede Cegonha.

A Comissão Intergestora Regional – CIR/Chapadinha promoveu uma reunião, na última segunda-feira (16), na sala da UNA-SUS/UFMA, para discutir e elaborar o plano de ação regional do programa Rede Cegonha, criado pelo Ministério da Saúde para qualificar o pré-natal e o pós-parto.

 Compareceram à reunião, os 14 secretários municipais de saúde, que compõem a CIR, cuja coordenadora é a secretária municipal de saúde de Chapadinha, Maria José Coutinho. Ela agradeceu a presença de todos os secretários e, o apoio do diretor do CCAA/UFMA, Prefeitura de Chapadinha e do deputado estadual, Magno Bacelar.

Segundo a coordenadora, além de buscar um melhor desenvolvimento na área da sáude a reunião visa incluir os municípios, que compõem a regional de saúde de Chapadinha, ao programa Rede Cegonha.

 


Compareceu ainda à reunião, o membro da CIR/São Luís, Dr. João Henrique Almeida Costa, ele esclareceu alguns pontos sobre a rede cegonha, entre eles, a logística ideal, a fim de evitar sobrecarregamentos no sistema de saúde de São Luís, a demanda de cada município, o custo financeiro dessa demanda, com o intuito de facilitar a pactuação, organização e uma operacionalização eficiente do progama.

Para o coordenador de atenção básica do município de Santana do Maranhão, a rede cegonha vem aumentar a atenção à saúde materna, objetivando diminuir o percentual indicativo de mortalidade materna e infantil.  “– esse é um momento de grande importância, devido a reoorganização dessa rede, para que cada município possa proporcionar uma assistência de melhor qualidade às mulheres e, identificar onde estão faltando os recursos, para que eles, possam ser melhores aplicados “, destacou Loiola Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: