terça-feira, 24 de abril de 2012

DIABETES GESTACIONAL: Controle do peso é essencial para evitar doença


Muito comum na gravidez a diabetes gestacional é uma das doenças que mais preocupam os médicos. Mulheres com pré-disposição genética para diabetes ou com excesso de peso são as principais vítimas da doença. A coordenadora de áreas técnicas da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Sampaio, explica que a diabetes gestacional classifica a gravidez como de risco elevado, podendo trazer uma série de problemas para a mãe e o bebê.



"O feto pode nascer com o peso elevado do esperado. Isso para o trabalho de parto não é bom. Fica mais difícil de você ter um parto normal. Para a gestante, alguns diabetes durante a gestação podem acabar, com a gestação ou, dependendo se for nesse caso, uma pessoa que já tinha propensão, a gestante pode continuar diabética depois da gestação."

Para a coordenadora de áreas técnicas da Atenção Básica do ministério da Saúde, Patrícia Sampaio, a principal questão para evitar a diabetes gestacional é o controle do peso.

"É controlar o peso antes. O ideal é que a mãe engravide com um peso já adequado para a altura dela. Então, falando no pré-gestacional mesmo, antes da gestação, durante o planejamento familiar e durante a gestação que aí é controlar o ganho de peso se houver necessidade para que o ganho de peso seja adequado a aquela gestação."

A especialista conta ainda que o tratamento pode ser feito com dieta em casos de pré-diabetes ou casos leves da doença. Mas, quando a diabetes é mais grave, o tratamento deve ser feito com insulina.


Reportagem, Amanda Mendes - Agência do Rádio Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: