segunda-feira, 16 de abril de 2012

Governo do Maranhão oficializa municipalização do ensino fundamental com sete prefeituras da Região do Baixo Parnaíba.

Por CN1/Luis Carlos Júnior

Sexta-Feira, 13 de Abril de 2012

Foto/Handson Chagas
Foto: Blog CN1

O  governo do estado, assinou nesta sexta-feira (13), em Chapadinha, MA o termo de cooperação técnica e financeira com sete prefeituras da região do Baixo Parnaíba que municipaliza a matricula do ensino fundamental.  “Aqui na região do Baixo Parnaíba, nós assinamos o convênio com esses  municípios integrantes da Unidade Regional de Educação de Chapadinha,  transferimos  a administração das escolas estaduais que oferecem ensino fundamental”, afirmou  o Chefe da Casa Civil do Estado, Luis Fernando que representou a governadora Roseana Sarney no evento.





Foto/Handson Chagas
O governo do estado transferiu  mais de três mil e quinhentos alunos, prédios escolares, além dos quadros docentes e os recursos da educação  que o estado administrava. “O estado agora vai  se dedicar  integralmente ao ensino médio que é o seu papel, já que os municípios estão tocando o ensino fundamental, e partir de agora o governo estadual passa a oferecer no ensino médio mais oportunidade, ou seja mais vagas melhorando a qualidade de ensino”, destacou  Luis Fernando.

Foto: Blog CN1
O evento foi realizado no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba em Chapadinha e contou com a presença  de professores, diretores,  secretários estaduais, municipais, gestores regionais de educação de Chapadinha, Rosário e Itapecuru, além de prefeitos da região e de outras cidades do estado.

Foto: Blog CN1
Foto/Handson Chagas
O  secretário-adjunto de Educação, Almir Coelho representou o secretário João Bringel.

Foto: Blog CN1
O encontro  foi aberto pela  anfitriã, prefeita Danubia Carneiro. Ela  cumprimentou todos os presentes e parabenizou a iniciativa da Governadora Roseana Sarney, do  secretário de estado de educação João Bringel e do chefe da casa civil, Luis Fernando. "Em Chapadinha, por exemplo, temos carência de escolas de ensino médio na zona rural,  com certeza o governo terá mais condições de ampliar o número de vagas”, disse a prefeita.

Foto: Blog CN1
O ensino fundamental foi municipalizado nos municípios de Chapadinha, Anapurus, Magalhães de Almeida, Santa Quitéria e São Bernardo. Os prefeitos João Carvalho Neto,  Magalhães de Almeida e Osmar Leal (Manin) de Santa Quitéria,  disseram ao CN1 que a municipalização  foi uma decisão  importante para o estado e municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: