quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Assinada Ordem de Serviço para reforma e ampliação do CDP de Chapadinha.

Com objetivo de ampliação e reforma do estabelecimento penal do Centro de Dentenção Provisória de Chapadinha, foi realizado nesta quarta-feira (29),  cerimônia de assinatura da ordem de serviço no valor de mais de R$ 1 milhão e trezentos  mil  reais.

 A cerimônia  contou com  a presença do secretário de estado da justiça e daadministração penitenciária, Sérgio Tamer; do juiz de execuções penais, Cristiano Simas; dos promotores de justiça, Douglas Nojosa e Gustavo Antonio Dias. O evento contou ainda com a presença  do secretário adjunto de estabelecimentos penais, João Bispo Serejo; do presidente da subseção da OAB em Chapadinha, Gaudêncio Almeida Gomes;  delegado regional da 3ª delegacia regional de polícia civil, Alessandro Gomes de Castro; do comandante da 4ª Companhia Independente, Major Edvaldo Mesquita; do diretor da unidade prisional de ressocialização, Raimundo Perez e detentos do CDP.
Assinatura da Ordem de Serviço 
Com prazo para ser finalizado em 90 dias os serviços garantirão, além de uma restauração da unidade carcerária, a ampliação de vagas ao sistema prisional maranhense. Ao todo serão mais 120 vagas, sendo edificadas 15 novas celas com capacidade para oito internos em cada uma destas.
Do total, 14 serão destinadas aos homens e uma às mulheres. 
Em entrevista ao Blog CN1, Sergio Tamer explicou que essa iniciativa é simplesmente para cumprir com o objetivo de abrir mil vagas no sistema carcerário do estado até o final deste ano. “Estamos pouco a pouco conquistando novas vagas para alcançar a meta final de mil vagas, desafogando assim o sistema” afirmou Tamer.
Além das 15 celas,  o Centro de Detenção Provisória contará ainda com celas deencontros íntimos e para às sanções disciplinares e área de recepção aos visitantes.


O juiz da Vara de Execuções Penais Cristiano Simas, disse que as obras no CDP é uma grande iniciativa do Governo do Estado no intuito de possibilitar uma melhor execução da pena principalmente no processo de ressocialização do apenado.

De acordo com o magistrado, essa obra vem atender um anseio de todos que atuam direta e indiretamente no sistema prisional de Chapadinha. “Todos ansiávamos por esta obra que vem, na verdade, garantir aos internos que estes cumpram suas penas de forma humanizada”, comentou o juiz. Cristiano Simas,  reassaltou ainda que as 120 vagas  serão disponibilizadas  somente aos presos da região.
Para garantir que os internos tenham uma ocupação diária durante o pagamento de pena, o poder judiciário pretende implementar naquela unidade prisional inúmeros projetos sociais. Simas informou que dentre estes projetos existe um que é uma parceria do poder judiciário com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Nós iniciamos este projeto, mas não foi concretizado. Agora vamos dar continuidade. 
Essa parceria vai proporcionar educação também nas questões agrárias”, pontuou Simas. O juiz disse que após o fim dos trabalhos de ampliação e reforma da unidade será implantada uma horta comunitária em larga escala como forma de garantir a inclusão social. “Tudo aquilo que for possível no sentido de uma melhor ressocialização será feito”, frisou.
O promotor de justiça de Chapadinha, Douglas Nojosa, enfatizou que essa obra é um avanço para o sistema carcerário do estado. Segundo Nojosa, com os serviços concluídos os internos deste estabelecimento penal terão uma melhor comodidade para pagar a pena, cumprindo assim, com a Lei de Execuções Penais. “As celas terão uma estrutura bem melhor. Todos os benefícios como educação, saúde e jurídico farão parte do cotidiano dos detentos”, ressaltou Douglas.
Fonte: Blog CN1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: