quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Google homenageia o centenário de Luiz Gonzaga



A página do Google traz hoje (13) uma homenagem a um grande nordestino, Luiz Gonzaga.

O Rei do Baião aparece no doodle, uma espécie de brincadeira que a empresa faz com sua logo. Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, se estivesse vivo completaria hoje 100 anos.

Luiz Gonzaga em desfile da loja maçônica

Luiz Gonzaga morreu no dia 2 de agosto de 1989, com 76 anos de idade. Seu corpo foi sepultado em Exu, sua cidade natal. Além de renomado artista brasileiro, reconhecido internacionalmente, foi membro da Maçonaria.

O Rei do Baião iniciou na Maçonaria  no dia 3 de abril de 1971, na loja intitulada Paranapuan, no Rio de Janeiro.
Em 1972, alcançou o grau de Companheiro Maçom e no ano seguinte o grau de Mestre. Em 1981, compôs em homenagem à Maçonaria, a música “Acácia Amarela”.

José Castellani em seu livro “Dicionário Etimológico Maçônico”. No Egito, as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen; na Fraternidade Rosa-Cruz, ensina-se que a acácia foi a madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado;  segundo o Tabernáculo hebraico, eram feitos de madeira de acácia: A Arca da Aliança  (Êxodos, 25 – 10), a mesa dos pães propiciais (Êxodo, 25 – 23) e o altar dos holocaustos (Êxodo, 27 – 1).
Na maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa, também, a pureza e a imortalidade, além de ser o símbolo da ressurreição, por influência da tradição mística dos árabes e dos hebreus.



Fonte: Blog do Louremar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: