quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O peculato de Adão - o primeiro caso de corrupção da HISTÓRIA humana.

"O peculato de Adão"
Muito se fala sobre corrupção no Brasil, assim como, infelizmente, ainda se pratica muito também. Mas uma reflexão interessante teima em poluir a minha mente. Como teria começado este "fenômeno" que mitiga as perspectivas de futuro e o tempo de vida das pessoas.

Agora uma interrogação. Por que diminui a perspectiva de futuro das pessoas? Vejam só, caros leitores, imaginem os recursos desviados na área da Educação. Sem uma remuneração digna os professores não terão condições de preparar da melhor maneira as suas aulas. Além disso, experimente aprender alguma coisa com a barriga vazia. É exatamente o que ocorre quando os recursos da alimentação escolar são desviados para o pagamento dos financiadores de campanhas eleitorais, os famigerados agiotas.

Sob a outra perspectiva, vejamos uma pessoa com uma enfermidade leve indo até um posto de saúde e não conseguindo receber um atendimento adequado. Resultado, esta moléstia pode vir a evoluir e transformar-se em um quadro letal. Por isso, temos que bater na tecla incessantemente da prevenção e do combate à corrupção.

Mas, voltando ao tema do artigo, de minhas memórias das aulas de catequese recordei-me que o personagem bíblico Adão caiu em desgraça com Deus porque comeu do fruto proibido de uma árvore. Aqui,  nem me atrevo a culpar apenas a Eva pelo desgraçado infortúnio do gestor do patrimônio divino.

Ao descumprir às ordens do criador, Adão apoderou-se de um bem do qual não era de sua propriedade, mas apenas estava sob a sua guarda. No direito penal este crime é conhecido como peculato. Que é o ato de "apropriar ou desviar" valores, bens móveis, de que o funcionário tem posse justamente em razão do cargo/função que exerce. Tendo em vista que Adão era um "funcionário" de Deus e, digamos, uma espécie de "vigia" do paraíso, poderíamos enquadrá-lo nesta tipificação penal.

Está aí, caros leitores, o primeiro caso de corrupção da HISTÓRIA humana. E descrito exatamente no livro que foi concebido pela inspiração do próprio Deus. De minha parte, nem ouso duvidar.
 
 
Fonte: Blog do Controle Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário: